Notícias
Melhore a experiência do cliente com 4 dicas simples
Veja as recomendações de Joeval Martins, professor da IBE-FGV, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade
Veja as recomendações de Joeval Martins, professor da IBE-FGV, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade
O mercado passa por transformações rápidas. Nada hoje é igual ontem. Por isso, trabalhar para melhorar a experiência de compra é fundamental na corrida pela fidelização do cliente. O professor da IBE-FGV, Joeval Martins, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade, dá quatro dicas essenciais para quem deseja sair na frente.
Transforme-se em um consultor para resolver o problema do cliente
Ter abordagem consultiva no momento do entendimento e da resolução do problema do cliente, seja numa aquisição de produtos ou serviços, é uma das principais medidas. “Alguns vendedores querem realizar a venda, apenas, e não entendem direito as necessidades do consumidor que está em busca de uma solução e não simplesmente de um produto. Uma venda errada resulta na perda do cliente”.
Fidelize o cliente com uma boa atuação
Tornar o cliente fiel baseado em atitudes, experiências positivas e satisfação, e não por preços, é fundamental. “A compra implica em outros fatores além do preço. É preciso demonstrar o valor agregado, explicar as facilidades, características e diferenciais do produto/serviço, além de investir tempo para garantir o encantamento”, explica o professor.
Busque as melhores referências para fins de comparação
“É preciso, ainda, medir a performance de atendimento/vendas baseado nas melhores práticas e não com seus concorrentes. Balize-se por cima e não pela média”, declara ele.
Lembre o cliente do valor agregado do seu produto/serviço
Educar constantemente o consumidor sobre o valor intrínseco de sua empresa é muito incomum, mas essencial quando se deseja melhorar a experiência do consumidor em busca de melhores resultados. “Não desista de mostrar o tempo todo o que você entrega o que há de melhor para o cliente. É isso que o coloca acima da concorrência”, termina o especialista.
Links Úteis
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,83% | 0,12% | 1,03% |
IGP-M | 0,61% | 0,29% | 0,62% |
INCC-DI | 0,72% | 0,70% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,26% | -0,14% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,06% | 0,18% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,54% | -0,16% | 0,63% |
IPCA (IBGE) | 0,38% | -0,02% | 0,44% |
IPCA-E (IBGE) | 0,30% | 0,19% | 0,13% |
IVAR (FGV) | -0,18% | 1,93% | 0,33% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7073 | 5.7088 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1574 | 6.1654 |
Atualizado em: 25/10/2024 20:59 |