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Cartões de crédito somam vantagens para pequenos negócios

Mais de 57% das micro e pequenas empresas ainda não aceitam esse tipo de pagamento

 Mais da metade dos pequenos negócios brasileiros não aceitam cartões de crédito. Diante da estimativa, com base em relatório do Banco Central, o  Sebrae iniciou projeto para incentivar a adoção dessa forma de pagamento. Colaboradores da instiuição já foram capacitados para prestar informações aos empreendedores. Os pontos de atendimento do Sebrae em todo o país receberam três mil kits informativos para orientar empreendedores de todos os portes.

“Estamos prestes a receber grandes eventos internacionais e as micro e pequenas empresas precisam estar preparadas para facilitar as vendas aos turistas estrangeiros”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Estudo de uma grande bandeira internacional mostra que os gastos dos visitantes estrangeiros com cartões de crédito durante a Copa da África Sul em 2010, por exemplo, cresceram 82% durante o período do torneio. De acordo com pesquisa da Confederação dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, as vendas com cartão representam 61% do faturamento das empresas brasileiras.

Para disseminar a prática dos cartões entre os pequenos negócios, o Sebrae também capacitou Agentes Locais de Inovação, que visitam empresários em todo o país. O objetivo é orientar os colaborares a oferecer dicas personalizadas para cada setor e região do país. “Muitas vezes, o empresário não sabe diferenciar a bandeira da operadora de cartão, nem conhece os cartões que são mais fortes e acessíveis em determinados estados”, acrescenta Barretto. Para alguns segmentos, segundo estudos do Sebrae, a utilização das máquinas de cartões incrementa em até 70% as vendas.

No início de 2013, um simulador virtual estará disponível no site de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae para mostrar o impacto desse meio eletrônico de pagamento na lucratividade das empresas. Trata-se de uma planilha que pode ser baixada no próprio computador do empresário, para que ele preencha com as informações referentes ao seu negócio.

O simulador permitirá, tanto ao empresário que ainda não aceita cartões, como àquele que já adota esse meio eletrônico de pagamento, a avaliação dos custos e comparação com o lucro da empresa. “Queremos mostrar que empresários de qualquer porte, até mesmo os Microempreendedores Individuais, podem incrementar a receita ao aceitar os cartões de débito e crédito”, conclui o presidente do Sebrae.

Vantagens do cartão:

  • Os cartões atendem às necessidades do cliente, especialmente quanto a prazo e agilidade nas compras.  Oferecem aos clientes alternativas de pagamento à vista (parcela única), débito em conta corrente ou parcelado.
  • Máquinas sem fio podem ser levadas até os clientes para que efetuem os pagamentos. Muito úteis para serviços de entrega (pizzarias, farmácias, floriculturas etc.), taxistas, vendedores autônomos e outros.
  • Ofertam uma gama maior de bandeiras de âmbito nacional ou regional, inclusive em uma só máquina.
  • Oferecem a possibilidade venda on-line, via internet.
  • Eliminam os riscos de inadimplência (comuns nos cheques), pois a instituição financeira garante o pagamento.
  • Ampliam possibilidades de novos negócios, como recarga de celulares, vale-pedágio, gás eletrônico etc.
  • São o principal meio de pagamento de turistas, principalmente estrangeiros; milhões deles visitarão o Brasil até 2016.
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