Notícias
Como é o agente de mudança na sua empresa?
E quem são os agentes de mudança?
Como realizar mudanças organizacionais com atenção às reações naturais das pessoas, como o medo e a insegurança? Há um modo de tratar as resistências para conseguir adesão a uma nova prática? Com apenas duas questões, podemos constatar como é grande o desafio de lidar com o fator humano quando se implementam mudanças nas empresas. Tirar pessoas de sua zona de conforto implica em lidar com emoções, superar dificuldades, dirimir incertezas e conduzir as pessoas a um “estado futuro” que elas receiam por ser ainda algo desconhecido. Os gestores sabem como é importante o capital humano, mas perguntam se é possível lidar com reações em meio a cenários complexos de mudança, que normalmente exigem alta capacidade técnica e resultados em curto prazo.
Eu acredito que é possível sim, podemos e devemos lidar com as questões humanas ao longo das transformações corporativas, e quem deve ficar responsável por isso são os líderes nos vários níveis organizacionais, além dos agentes de mudança. É válido lembrar que, primeiramente, os líderes precisam lidar com seus próprios desafios de mudança, avaliar sua resiliência pessoal e superar possíveis dificuldades para poderem, de forma efetiva, empoderar os agentes de mudança. Juntos, poderão ser bem-sucedidos na valiosa missão de ajudar as pessoas a trabalharem de uma nova maneira.
E quem são os agentes de mudança? Não se trata de um cargo, nem de uma nova função, afinal esse profissional vem atuando nas empresas há bastante tempo. O que vem mudando ao longo dos anos é o seu papel diante da mudança, exigindo um novo perfil. Para esta função, o departamento de recursos humanos tem buscado pessoas que possuem um nível de confiança e credibilidade na empresa, que sejam observadoras, que consigam lançar desafios e levar o discurso da mudança até as pontas. Além disso, deve entender as dificuldades ali encontradas e poder tratar as resistências – trilhando um caminho de mão dupla. Suas percepções, conhecimento e experiência ajudarão a definir ações capazes de mitigar riscos e resistências. Se antes, ele atuava mais no vai-e-vem de informações e reporte de situações e problemas, agora ele se torna uma peça-chave, com habilidade de influência, capaz de criar relações de confiança em todos os níveis e dar feedbacks, mesmo para os sponsors.
Podemos encontrar legítimos agentes de mudança entre os vários níveis hierárquicos – eles podem ser gestores, líderes de áreas ou qualquer funcionário que tenha internalizado as características acima. Agentes de mudança podem ser desenvolvidos, capacitados, instrumentalizados, com metodologias e ferramentas que os auxiliem no dia a dia, e devem, sempre, ter o apoio da liderança. Preparado, o agente de mudança terá condições de atuar com ampla capilaridade, alcançando todos os níveis organizacionais, visando não só a mudança em si, mas a sua sustentação.
Links Úteis
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,83% | 0,12% | 1,03% |
IGP-M | 0,61% | 0,29% | 0,62% |
INCC-DI | 0,72% | 0,70% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,26% | -0,14% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,06% | 0,18% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,54% | -0,16% | 0,63% |
IPCA (IBGE) | 0,38% | -0,02% | 0,44% |
IPCA-E (IBGE) | 0,30% | 0,19% | 0,13% |
IVAR (FGV) | -0,18% | 1,93% | 0,33% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7781 | 5.7802 |
Euro/Real Brasileiro | 6.293 | 6.301 |
Atualizado em: 01/11/2024 09:33 |