Notícias

Quando o atendimento acaba com a promoção

Época em que as empresas investem mais recursos financeiros em promoções para atrair clientes para as lojas.

O script estava correto: ação de promoção delineada, flyer vendedor, equipe de promoção treinada para estimular o cliente a comparecer na loja para trocar o vale por um brinde. Objetivo básico de uma promoção nesse formato? Levar o cliente para dentro da loja e uma vez no “terreno inimigo”, motivá-lo a conhecer mais produtos e comprar. Principalmente em épocas de festas, em que o consumidor tem listas de presentes e dinheiro a mais na carteira.

Mas, promoção bem desenhada não quer dizer mais vendas. Por quê? Por que o elemento principal, o vendedor, que realiza o atendimento, não está alinhado, não foi treinado para o objetivo principal da promoção, que é atender o cliente, fazendo-o mais feliz por ganhar o brinde e comprar mais produtos da linha. Ou seja, atendimento. Não há promoção que se sustente se a equipe de vendas não estiver alinhada. Muito pelo contrário, a promoção não dá resultados se essa equipe de vendas acreditar que a promoção só traz movimento para a loja de pessoas interessadas em ganhar o brinde.

Esse foi o resultado de uma bela promoção que a Nativa Spa, do Grupo Boticário, fez num shopping de Curitiba, nesse primeiro final de semana de dezembro. Uma época de muito movimento, pessoas alegres querendo gastar. O shopping em questão estava realmente movimentado. A promoção, que começava nas cancelas com promotores bem treinados a realmente estimular o cliente a ir até a loja trocar o cupom pelo brinde, esbarrou na ineficiência de uma equipe de vendas desmotivada, cansada, sem treinamento, que olhava aquele cliente como “mais um chato que veio ganhar o brinde...”. E só!

A experiência foi pessoal. Virou um laboratório. Nem estimulando a vendedora, com propostas do tipo: “adoro a marca. Que bacana essa promoção!” ou “puxa, você tem lançamentos para esse natal?” ou “Hum, que delícia esse lançamento!”, o máximo de atenção que recebi foi “temos esses dois kits para o Natal e esse é o lançamento para o Natal.” E lá se vai uma vendedora preocupada com o próximo cliente que vai entrar na loja e fazer aquela compra. E eu? E eu ali, esperando pelo atendimento. A vendedora nem me viu sair da loja, nem mesmo experimentar a novidade antes de sair e gostar muito do que fizeram com a fruta exótica Pitaya. Ela estava apenas entregando brindes.

Vi muitos clientes entrarem e saírem da loja apresentando seus cupons, recebendo seu brinde – que não era um brinde qualquer, mas um trio de sabonetes da marca – e saindo sem nenhuma sacola a mais. Nenhum presente para a amiga secreta, nenhuma novidade para presentear a mãe no Natal, nada. Nem mesmo atenção e um sorriso, que é o mínimo do começo de um bom tratamento. Muitos deles, inclusive, desconfiados: será mesmo que vale um brinde? E nem mesmo quando recebiam o brinde e ficavam surpresos e felizes, eram fisgados para conhecer e experimentar outros produtos. Fico pensando como essas vendedoras esperam fazer uma boa retirada a partir das comissões.

Boas lições para aprender com a promoção:

. Uma promoção não é feita apenas de ideias, é feita principalmente das pessoas que irão realizá-la;

. As pessoas, sejam vendedores ou clientes, devem perceber o valor da promoção;

. Além de desenhar e realizar a promoção, é fundamental treinar a equipe para a promoção;

. Treinar a equipe sempre, para que ela esteja alinhada aos objetivos que aquela marca quer passar ao mercado e aos clientes.

 

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/quando-o-atendimento-acaba-com-a-promocao/74444/

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.8295 5.8315
Euro/Real Brasileiro 6.3202 6.3282
Atualizado em: 01/11/2024 13:23