Notícias

Descubra como sua empresa pode usar a colaboração para atrair e engajar o público

Ações colaborativas podem surgir em qualquer organização e com um caráter voluntário.

Na Alemanha, a startup EyeEm criou um banco de imagens a partir de fotos de usuários no Instagram, tornando-se assim uma das primeiras comunidades colaborativas de fotografia do mundo. A empresa idealizou uma plataforma onde fotógrafos podem compartilhar, interagir e aprender mais sobre como tirar retratos em qualquer dispositivo. É uma ideia sustentável, que coloca o consumidor no centro do modelo de negócio. Engana-se quem pensa que esse formato só é possível em uma startup e com ideias inovadoras.

Ações colaborativas podem surgir em qualquer organização e com um caráter voluntário. Quando pensamos em voluntariado, lembramos de pessoas socorrendo vítimas de uma enchente ou até de um contador de histórias para enfermos em hospitais. Contudo, a palavra é muito mais abrangente: serve para designar as pessoas que se dedicam a uma atividade por vontade própria, destinando algumas horas de sua especialidade para colaborar com a sociedade. Voluntariado pode se referir a contadores, administradores, médicos ou advogados que, por iniciativa própria, dedicam parte seu tempo livre para contribuir com uma causa em que acreditam.

Quando pensamos em causas ligadas a capacitação e aumento do conhecimento, podemos tomar como exemplo os processos de avaliação de candidatos ao Prêmio MPE Brasil e ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nos quais são envolvidos, anualmente, mais de mil voluntários em todo o país, que dedicam de 20 a 40 horas a cada um dos prêmios. Eles usam seu tempo livre para visitar as empresas candidatas e para produzir uma devolutiva, apontando os pontos fortes e as oportunidades de melhora na gestão de cada organização. Dão apoio a uma causa que agrega valores também para os voluntários, que passam a ter uma visão sistêmica e a analisar criticamente os micro e pequenos empreendedores, além de se tornarem pessoas melhores.

Hoje, há diversos exemplos de apoio a causas ou colaboração. Vamos desde a Wikipédia, que permite uma escrita colaborativa, na qual cada contribuinte pode adicionar, editar e remover textos, até casos como o Worldpackers, no qual você se voluntaria para trabalhar algumas horas por semana em hostels de qualquer continente - e, em troca, hospeda-se de graça. Até grandes empresas criam projetos nesse sentido. A Natura, por exemplo, lançou o Cocriando, que identifica oportunidades de inovação a partir de uma conversa com as consumidoras, que são convidadas para colaborar com ideias, conceitos, modelos e até produtos.

Não importa a forma adotada para a atuação colaborativa, o importante é dedicar um pouco do seu tempo para ajudar uma causa, aproximando-se da sociedade. Então, por que não trazer essa ideia para o seu negócio? Além disso, há muitas instituições que têm programas de voluntariado ou ações. Se você não tem uma organização ou não consegue implementar algo dentro dela, basta identificar a causa que deseja apoiar em um projeto já existente e se candidatar. Isso trará muita satisfação. Afinal, como diz o ditado árabe: um pouco da fragrância fica na mão de quem dá as rosas.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7925 5.7935
Euro/Real Brasileiro 6.178 6.228
Atualizado em: 01/11/2024 07:26