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Plano de negócios: por que eu preciso de um?
Independentemente do tamanho da sua empresa, é imprescindível contar com um plano de negócios adequado. Isso porque o plano de negócios é uma importante ferramenta que contribui para a tomada de decisões estratégicas sobre o futuro do seu negóci
Independentemente do tamanho da sua empresa, é imprescindível contar com um plano de negócios adequado. Isso porque o plano de negócios é uma importante ferramenta que contribui para a tomada de decisões estratégicas sobre o futuro do seu negócio, evita endividamentos desnecessários e emergenciais, além de demonstrar a viabilidade financeira e comercial da empresa.
Você com certeza já se fez este questionamento: como ter sucesso em um empreendimento? A palavra-chave que responde a esta pergunta é planejamento. Ele que será responsável por oferecer uma base sólida para os passos que serão dados antes, durante e depois da abertura. Tal atividade é imprescindível para nortear as ações dos gestores e fazer com que a empresa seja um sucesso. É aqui que entra um plano de negócios vencedor!
Quer saber mais sobre esse tema? Confira estas informações:
Entenda o que é um plano de negócios
Um plano de negócios é a referência para todos os setores de uma empresa (financeiro, comercial, marketing, contábil, etc.) quanto ao que será feito no curto, médio e longo prazo. Ou seja, é o conjunto de informações sobre o planejamento que uma empresa pretende adotar.
Com ele, é possível olhar para o presente e para o futuro de maneira cuidadosa, tendo uma visão mais precisa de todos os elementos que influenciarão nas decisões a serem tomadas, permitindo aos gestores uma maior compreensão sobre os recursos financeiros, humanos e tecnológicos necessários à execução e ao sucesso dos propósitos traçados.
Saiba o porquê de ele ser tão importante para sua empresa
Por meio desse plano de negócios, é possível traçar estratégias mais eficazes e informadas para sua empresa. Isso significa, entre outras coisas, tomar decisões levando em consideração os impactos que elas terão sobre outros setores, as perspectivas futuras de crescimento, suas expectativas de lucro, etc. Além de ajudar na tomada de decisões da empresa, confira outros motivos pelos quais você deve contar com um plano de negócios:
Traçar estratégias mais efetivas
Um plano de negócios minucioso pode te ajudar a elaborar estratégias mais concretas, com base em dados financeiros, contábeis e comerciais reais, que reflitam exatamente a situação de sua empresa.
Estabelecer metas e objetivos para suas equipes
Em vez de agir de improviso e lidar com os sucessos comerciais na medida em que eles aparecem, é melhor contar com metas reais para suas equipes. Ao incorporar esse tipo de metodologia de incentivo ao crescimento em seu plano, haverá aumento de produtividade e da previsibilidade de seu desenvolvimento.
Trabalhar pelo crescimento da empresa também em médio e longo prazo
Um plano de negócios também indica caminhos para a empresa em um horizonte de médio e longo prazo. Isso significa, entre outras coisas, fazer investimentos que podem não resultar em retorno imediato, como em P&D (pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços), mas que no futuro podem ser lucrativos, por meio de patentes e modelos inovadores de negócios.
Captar mais investimentos
Investidores ficam mais seguros em aplicar seu dinheiro em empresas que demonstram preparo, planejamento e expectativa de rendimentos. Esse tipo de road map (mapa guiado) de como será a vida da empresa no futuro torna seu empreendimento mais seguro e factível para possíveis investidores.
Crescer
Consequência imediata de um plano de negócios eficiente é o crescimento de sua empresa, seja ele em curto ou longo prazo. Há maior organização dos processos administrativos, aumento de produtividade e alocação estratégica de recursos nesse cenário, o que contribui, consequentemente, para maiores rendimentos.
Como elaborar e implementar um plano de negócios eficiente?
Existem diversas formas de implementar um plano de negócios adequado na sua empresa. O mais importante é adaptá-lo à realidade de seu empreendimento, levando em consideração fatores como tamanho, setor econômico, mercado consumidor, etc.
Para montar este documento tão importante, você precisará descrever as características de mercado e exercitar sua criatividade tendo ideias estratégicas para o seu empreendimento. Somente com a análise de ambiente interno e externo será possível desenvolver um plano de negócios compatível com o cenário no qual a empresa está inserida, determinando objetivos e metas que podem ser alcançados.
Alguns passos básicos podem te ajudar nessa tarefa:
- Tenha uma ideia clara sobre o tipo de empreendimento que você quer ter;
- Seja realista quanto à sua situação financeira;
- Use a tecnologia a seu favor (softwares de gestão, por exemplo);
- Conheça bem o perfil de seus consumidores, concorrentes e saiba como o mercado funciona;
- Aposte em modelos mais enxutos de negócio, cortando gastos onde for possível e buscando sempre economizar;
- Estabeleça metas e objetivos para sua equipe e para a empresa;
- Atualize e revise seu plano constantemente;
- Tire seu plano do papel e implemente-o no dia a dia da sua empresa!
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