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Uber apresenta novo app para trabalhos temporários
A Uber segue investindo em novos segmentos para diversificar sua atuação. Após o lançamento do Uber Eats, serviço de entrega de comidas por motoristas cadastrados, a empresa anunciou o lançamento do Uber Works.
A Uber segue investindo em novos segmentos para diversificar sua atuação. Após o lançamento do Uber Eats, serviço de entrega de comidas por motoristas cadastrados, a empresa anunciou o lançamento do Uber Works. O novo aplicativo foi desenvolvido para conectar trabalhadores a serviços temporários e estará disponível, inicialmente, apenas em Chicago, nos Estados Unidos.
Segundo o porta-voz da empresa explicou à agência de notícias Reuters, o Uber Works será um “painel de vagas” para conectar trabalhadores a empresas que procurem profissionais. As vagas anunciadas podem ser direcionadas para turnos específicos de trabalho, atividades de freelancer e também empregos temporários.
Para realizar o cadastro no aplicativo os usuários deverão informar dados pessoais, trabalhos que estão aptos a executar, preferências de turno, além de ser possível acrescentar remuneração desejada e habilidades para atrair recrutadores na plataforma. As empresas terão acesso aos dados dos candidatos no processo de recrutamento, podendo contratar e realizar o pagamento ao trabalhador diretamente pela plataforma.
Os usuários do Uber Works terão acesso a um gerenciador de horas trabalhadas e de pagamento pelos serviços prestados. O recurso oferece opções de determinar pausas e horários de entrada e saída no trabalho — uma espécie de “ponto virtual” que assegurará ao trabalhador, por exemplo, as horas extras trabalhadas. Os contratantes também poderão acessar os dados e acompanhar a rotina de trabalho do profissional.
Apesar do lançamento restrito, a Uber confirmou o interesse de disponibilizar progressivamente o app em outros locais. Para realizar esse feito, entretanto, a empresa poderá encontrar barreiras jurídicas e se adequar às variadas regras trabalhistas de cada país. Em Chicago, a novidade será implementada em parceria com agências de emprego regionais.
Desafios para a Uber
O lançamento do novo aplicativo é anunciado em um momento em que a Uber enfrenta desafios no mercado. Enquanto as operações de transporte enfrentam forte concorrência na Ásia, a companhia tenta lidar com problemas regulatórios em determinados locais, como na Califórnia. Em setembro, foi aprovada no Estado uma lei que obriga empresas como a Uber a classificarem motoristas parceiros como empregados. A regra entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2020.
Nos últimos meses, a empresa vem demonstrando dificuldades de se manter estável. Em maio deste ano, ela colocou suas ações à venda na Bolsa de Valores de Nova York e tornou-se uma empresa pública. A estreia foi abaixo da meta: as ações foram negociadas a US$ 42, valor abaixo de sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de US$ 45. Em seu balanço do segundo trimestre, divulgado em agosto, o aplicativo registrou uma perda de US$ 5,2 bilhões e teve receita de US$ 3,2 bilhões, números abaixo das expectativas dos analistas.
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