Notícias
10 fatos sobre a Black Friday no Brasil
A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em novembro apenas no e-commerce. Hoje, é uma das datas mais importantes para todo o varejo
Dez anos após a primeira edição da Black Friday, a data, que já é famosa principalmente nos Estados Unidos e alguns países da Europa, consolida-se também como uma das principais para o varejo brasileiro. A primeira edição no Brasil aconteceu em 28 de novembro de 2010, foi 100% online (as redes varejistas e lojas que aderiram ofereceram condições diferenciadas somente no e-commerce) e reuniu mais de 50 lojas.
Agora uma datas mais aguardadas tanto para vendas online quanto em lojas físicas, a Black Friday já não fica presa a um único dia: não era difícil encontrar ofertas e descontos já no início de novembro deste ano. Para marcar os dez anos de Black Friday no Brasil, a Kantar IBOPE Media separou dez fatos sobre a data, seus impactos na publicidade e o comportamento do consumidor na data:
1. Social buzz
Nos últimos dez anos o evento gerou cerca de 3,7 milhões de posts em sites, fórunse redes sociais, sendo a edição de 2016 a mais comentada, com 600 mil menções.
2. Maior que o Natal
Em 2018, o mês da Black Friday acumulou mais de 3,6 milhões de inserções publicitárias, ultrapassando o período das festas de fim de ano e fazendo de novembro o pico de ocupação de espaços publicitários no ano.
3. O “onde" importa
42% dos compradores online visitam diretamente sites específicos para fazer suas buscas, indicando que a reputação do marketplace faz toda diferença.
4. Par perfeito
88% dos compradores online acessam a internet enquanto assistem televisão e 33% procuram com a tela que está na palma da mão pelos produtos vistos na grande tela, percentual que sobe para 39% na classe AB.
5. As mais vendidas
Entre quem fez alguma compra online nos últimos três meses, as categorias mais compradas foram: Vestuário e Joias (24%), Cosméticos (22%) e Alimentos/Bebidas em Restaurantes/Bares (17%).
6. Experiência é (quase) tudo
Uma das principais funções da internet para os compradores online é poder receber suas compras em casa sem precisar ir às lojas (55%). Preço também importa: 83% afirmam encontrar melhores preços e descontos nas lojas virtuais do que nas físicas.
7. Publicidade relevante
58% dos usuários de internet concordam que a publicidade os ajuda a encontrar coisas interessantes online.
8. O poder da marca
Para 62% dos usuários de internet é importante comprar somente de marcas conhecidas na plataforma online.
9. Busca por desconto
As categorias para as quais os brasileiros mais priorizam/procuram por preço baixo são: Smart Devices (62%), Remédios sem receita (56%), Moda (54%) e Móveis & Decoração (54%).
10. Resenhas e comentários
91% dos usuários de internet usam o meio para buscar informações durante o processo de decisão de compra. Por isso, é cada vez mais importante as marcas sondarem o que dizem seus consumidores.
Links Úteis
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,83% | 0,12% | 1,03% |
IGP-M | 0,61% | 0,29% | 0,62% |
INCC-DI | 0,72% | 0,70% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,26% | -0,14% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,06% | 0,18% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,54% | -0,16% | 0,63% |
IPCA (IBGE) | 0,38% | -0,02% | 0,44% |
IPCA-E (IBGE) | 0,30% | 0,19% | 0,13% |
IVAR (FGV) | -0,18% | 1,93% | 0,33% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7925 | 5.7935 |
Euro/Real Brasileiro | 6.178 | 6.228 |
Atualizado em: 01/11/2024 07:35 |